Somos seres de conjunto,
procuramos estabelecer vínculos de proximidade com nossos pares a todo
instante, é isso que significa nossa experiência do mundo, que nos faz
percorrer o caminho movediço de nossa existência. Na arte, estes vínculos se
fazem de extrema importância para que ela aconteça, pois, se relacionar com os
outros e com nossas redondezas nos impulsiona a criação, a ler o mundo pelo
viés da sensibilidade.
Produzir dança entendendo-a em
sua contemporaneidade é pensar em um fazer/dizer, ou seja, ao mesmo tempo em
que me movimento construo um discurso, uma fala. Desse desejo de pensar a dança
enquanto linguagem/comunicação, estabelecer relações com os outros é de
fundamental importância para que a dança contemporânea aconteça. Assim, para
esse processo me foram cumplices Renata Pimentel (Direção de movimento),
Jailson Lima (Direção Artística), Renata Camargo (Dramaturgia), Eugênio Cruz
(Trilha Sonora) e Fernando Pereira (Designer de Luz).
O trabalho de direção de
movimento foi feito a fim de refinar a coreografia para que esta pudesse ser
realizada de forma mais clara para o espectador, além de pensar a estrutura
fisiológica do movimento de modo a sanar esforços desnecessários em sua
realização. A Dramaturgia atuou de forma a auxiliar na construção de um sentido
geral do trabalho, arrematando as ideias e apurando o discurso do espetáculo. O
trabalho de direção artística operou no auxilio a elaboração da coreografia e
na construção do espetáculo como um todo. A trilha sonora e a iluminação vieram
para colaborar com a coreografia no tocante a estabelecer ambientes sonoros e
de luz para o trabalho.
Toda essa comunidade se formou
para contribuir na construção desse meu fazer/dizer através da dança. Penso que
desses vínculos que se constroem durante a feitura de um espetáculo é que o mesmo
ganha espessura, que se complexifica para que a comunicação com o público
aconteça com maior eficácia.
André Vitor Brandão com Renata Camargo e Renata Pimentel |
André Vitor Brandão tendo aula com Renata Camargo |
André Vitor Brandão em ensaio |
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